A Cerbranorte, com mais de 63 anos de história, mantém o compromisso de oferecer energia de qualidade, com responsabilidade e sustentabilidade, sempre colocando o associado no centro de suas ações.
Atualmente, a cooperativa vive um momento histórico com o projeto piloto do Mercado Livre de Energia, autorizado pela ANEEL e desenvolvido pela Consultar com apoio da Infracoop, que permite aos cooperados experimentar novas formas de contratação de energia, conquistando autonomia e economia.
O projeto avalia, na prática, os impactos da abertura do mercado para consumidores e distribuidoras, garantindo experiências transparente, segura e vantajosa para os associados.
Experiências que inspiram confiança
Andrea Trevizani Magrini
Andrea conheceu o projeto pelas redes sociais e pelo workshop da cooperativa.
“Tomei conhecimento com as postagens no Instagram e também do workshop que foi realizado. Fiz a inscrição no site e, assim que aprovada, entrei, fiz a escolha pela tarifa e já estou obtendo um bom resultado financeiro, com uma boa economia.”
Ela destaca a clareza e didática da fatura:
“Acompanho a fatura de energia e acho ela de fácil entendimento e bem didática.”
Andrea pretende continuar no Mercado Livre em 2026, destacando a relação próxima da Cerbranorte com os associados:
“O diferencial da Cerbranorte está nos projetos sociais que desenvolve em nosso município, na relação próxima com os cooperados e na gestão transparente, que é muito importante para nós.”
Economia e satisfação entre os cooperados
Daiana Matos Oliveira

Daiana teve uma experiência positiva, com redução média de 18% na fatura mensal.
“Depois que comecei a participar do projeto piloto, percebi tanto a diferença no valor da conta quanto as vantagens para o associado da Cerbranorte. Durante esses meses, tive em média uma redução de 18% na minha fatura.”
Ela enfatiza que a qualidade do serviço se manteve:
“Minha experiência até agora foi extremamente positiva, porque além da redução do custo, consegui manter a qualidade da energia. Em nenhum momento perdi a qualidade dos serviços prestados pela Cerbranorte.”
Facilidade e transparência no processo
Alexandre Cunha Rosa

Alexandre destaca a simplicidade do aplicativo e a experiência prática de adesão.
“Acessar o aplicativo foi muito simples, ele é bem autoexplicativo. Selecionar a categoria e a forma de compra de energia também foi fácil, e até agora estou muito feliz com o funcionamento de tudo.”
Ele percebeu economia de 18% a 20% na conta e reforça sua preferência pela Cerbranorte:
“O primeiro fator de decisão para mim seria continuar como consumidor da Cerbranorte, que é uma referência para toda a nossa região. Gostaria de ter sempre o menor custo possível, mantendo a qualidade do serviço que já tenho hoje. Estou muito satisfeito e espero que o projeto seja ofertado novamente o quanto antes, para que possamos continuar aproveitando essa economia.”
Mais liberdade e benefícios para as famílias
Júnior Canedo

Júnior destaca a flexibilidade do projeto e os benefícios diretos para sua família.
“Para mim foi gratificante. Pelo que entendi do projeto, posso comprar energia de diferentes fornecedores, o que traz mais liberdade. A energia vem por um preço melhor, o que beneficia toda a minha família.”
Ele também aponta a redução significativa na fatura:
“Depois que iniciou o projeto, percebi um desconto bem grande. O valor diminuiu bastante no meu caso, de acordo com o meu consumo. Acredito que outras pessoas também deveriam participar, porque é um projeto que vale a pena.”
Alguns consumidores convidados a participar desse experimento, não aderiram ao projeto. A maioria relatou o fato de não ter encontrado vantagem financeira que justificasse dispender esforço na adesão.
O Carlos Kindermann foi um deles:
“Eu não tive interesse pelo Mercado Livre de Energia porque meu consumo é pouco, então não vi vantagem.”
Para o Werynton Boneli a complexidade do processo e a satisfação com a situação atual foram os fatores principais da não adesão:
“Recebi diversas mensagens por whatsapp acerca da possibilidade de aderir ao mercado livre de energia, porém em nenhuma delas veio uma explicação detalhada do que exatamente se tratava.
Como estou satisfeito com o serviço da CERBRANORTE e não conheço como funciona esse novo mercado e por não ter tido vontade de pesquisar sobre esse assunto, preferi não aderir e permanecer como estou.”
O projeto piloto do Mercado Livre de Energia reafirma o compromisso da Cerbranorte com inovação, transparência e desenvolvimento sustentável dos seus associados.
A abertura do mercado de energia para baixa tensão, prevista para iniciar no segundo semestre de 2026, trará mais opções aos consumidores. A análise da migração ou não deve ser feita individualmente, cada um observando as suas características de consumo. Mas o mais importante é que a Cerbranorte, com seu corpo técnico, está aqui sempre disponível para ajudar nossos associados a fazer a melhor escolha”, afirma o presidente da Cerbranorte, Alex Pereira Wiggers.